Leituras Espirituais » Para refletir » A Cobra que Queria Ser Exemplo

A Cobra que Queria Ser Exemplo

Era uma vez numa floresta densa e cheia de vida, uma jovem cobra chamada Sílvia que tinha um desejo incomum para alguém de sua espécie: ela queria ser um exemplo de bondade. Sílvia observava diariamente os humanos a falarem sobre santidade e exemplos a seguir, e ela questionava-se por que ela, mesmo sendo uma cobra, não poderia inspirar bondade.

Sílvia sabia que as cobras não tinham uma boa fama entre os outros animais e muito menos entre os humanos, porém, ela estava determinada a mudar essa percepção. Ela começou sua missão primeiro tentando ajudar outros animais da floresta. Se um pássaro deixava cair um galho para o seu ninho, lá estava Sílvia recolhendo o galho com sua boca e devolvendo-o ao pássaro. Se um pequeno roedor estava em perigo, Sílvia enfrentava o perigo para salvar o roedor, cuidadosamente, para não assustá-lo.

No início, muitos animais ficavam temerosos quando viam Sílvia se aproximar, mas com o passar do tempo, sua constante demonstração de bondade começou a transformar o coração de todos na floresta. A notícia da cobra bondosa começou a se espalhar, e até mesmo alguns humanos que entravam na floresta começaram a ouvir histórias sobre a cobra que só queria fazer o bem.

Entretanto, nem todos estavam satisfeitos com a mudança de Sílvia. Outras cobras começaram a criticá-la, dizendo que ela estava indo contra a natureza das cobras e que deveria se envergonhar de não ser como elas. Sílvia, contudo, fez o que sentia em seu coração que estava certo e não desistiu de seu caminho de bondade.

Certo dia, uma enorme tempestade atingiu a floresta, e muitos animais ficaram em apuros. A toca de um grupo de lebres foi inundada, e elas estavam prestes a se afogar. Sílvia, sem pensar duas vezes, mergulhou nas águas turbulentas e, uma por uma, guiou as lebres para um local seguro. Este ato de coragem e bondade foi o ponto de transformação na visão de todos. Sílvia não só salvou as vidas das lebres, como também mostrou a todos os céticos que ser um exemplo de bondade não tem a ver com o que se é por fora, mas sim com o que reside no coração.

A partir desse dia, Sílvia não foi mais vista apenas como uma cobra, mas como um verdadeiro exemplo de heroísmo e bondade. Ela provou que qualquer um pode ser um exemplo a seguir, independentemente de sua aparência ou das expectativas dos outros.

A floresta viveu muitos anos em paz, e Sílvia continuou a espalhar bondade, mostrando a todos que a verdadeira mudança começa dentro de cada um. Ela ensinou que um único ato de bondade pode não apenas salvar vidas, mas também transformar corações.

Comente sobre o texto