Era uma vez um menino que tinha uma paciência muito curta. Seu pai lhe deu um saco de pregos e lhe disse que toda vez que ele perdesse sua paciência, ele deveria martelar um prego na cerca. No primeiro dia o menino pregou 37 pregos na cerca.
Durante as próximas semanas, como ele aprendeu a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca….
Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu mais a paciência. Ele contou a seu pai sobre isso e o pai sugeriu que o menino agora tirasse um prego por dia em que ele for capaz de manter seu temperamento. Os dias passaram e o garoto finalmente pode dizer ao pai que todos os pregos foram retirados.
O pai pegou o filho pela mão e o levou até a cerca. Ele disse:
– “Você fez bem, meu filho, mas olhe os buracos na cerca. A cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como estas. Você pode enfiar uma faca em um homem e retirá-la. Não importa quantas vezes você peça desculpas, a ferida continua lá. Uma ferida verbal é tão ruim quanto uma ferida física. Os amigos e entes queridos são uma joia. Eles te fazem sorrir e nos encorajam para o sucesso. Eles emprestam um ouvido, compartilham uma palavra ajuda e eles sempre querem abrir seus corações para nós. Então, seja cuidadoso com o que você diz…
Moral da história: As palavras têm poder e podem deixar cicatrizes duradouras nas pessoas. Quando falamos com raiva, podemos causar danos profundos nas pessoas ao nosso redor. Por mais que nos desculpemos, as feridas verbais podem permanecer e afetar a confiança e o relacionamento com os outros.