Era uma vez um porco chamado Pipo, que vivia em uma fazenda rodeada de amigos. Todos os animais da fazenda eram muito unidos e se ajudavam em todas as tarefas do dia a dia. O herói desta história é o cachorro Ruffo, o melhor amigo de Pipo.
Um dia, Pipo estava triste porque havia perdido sua comida no celeiro. Ruffo percebeu a tristeza de seu amigo e resolveu ajudá-lo:
– O que houve, Pipo? Por que está tão triste?
– Perdi toda a minha comida no celeiro, Ruffo. Agora não sei o que fazer.
Ruffo, sem hesitar, disse:
– Não se preocupe, Pipo. Eu vou te ajudar a encontrar comida suficiente para nós dois.
E assim, os dois amigos partiram em uma jornada em busca de alimentos. Ruffo mostrou a Pipo onde encontrar raízes e frutas na floresta, e juntos conseguiram reunir comida o suficiente para os dois.
A partir desse dia, a amizade entre Pipo e Ruffo se fortaleceu ainda mais. Eles passaram a compartilhar tudo, desde a comida até momentos de alegria e diversão.
Outros animais da fazenda começaram a perceber a bela amizade entre o porco e o cachorro, e se inspiraram a também serem amigos uns dos outros. A galinha Clara passou a cuidar dos ovos do pato Nando, e o carro de Fernando, o cavalo mais velho da fazenda, passou a ajudar a cabra Bela a encontrar as melhores ervas para se alimentar.
Pipo e Ruffo se tornaram verdadeiros heróis da fazenda, mostrando que a amizade é o maior tesouro que podemos ter. Eles provaram que, mesmo sendo de espécies diferentes, é possível se ajudar e se tornar grandes amigos.