Paixão pelo Boletim: depoimentos de vicentinos que não perdem uma edição
Leituras Espirituais » Noticias Nacional » Paixão pelo Boletim: depoimentos de vicentinos que não perdem uma edição

Paixão pelo Boletim: depoimentos de vicentinos que não perdem uma edição

Em cada edição do Boletim Brasileiro, há muito mais do que textos e imagens impressos em papel. Há história, fé, espiritualidade e o verdadeiro carisma vicentino. Ao longo de 147 anos, a publicação oficial da SSVP no Brasil vem inspirando confrades e consócias em todo o país, tornando-se um elo de união e conhecimento entre as Conferências.

Entre os inúmeros leitores que aguardam ansiosamente pela chegada do Boletim, estão vicentinos que transformaram a leitura em um gesto de amor e evangelização.

Confrade Rafael: disseminando o Boletim Brasileiro por amor

Natural de Passos (MG), o confrade Rafael José de Barros Pinto é um apaixonado declarado pelo Boletim Brasileiro. Mas seu carinho vai além das páginas da revista: ele se tornou um verdadeiro multiplicador do conteúdo.

A cada nova edição, Rafael lê, etiqueta, cataloga e compartilha resumos dos textos com mais de 350 contatos de confrades, consócias e Conselhos Metropolitanos de todo o país. O hábito lhe rendeu, carinhosamente, o apelido de “papel carbono”.

“Eu demoro para ler, porque não leio com os olhos apenas, mas com o coração. Às vezes volto a trechos e textos para compreender melhor e tirar dúvidas”, conta ele, com emoção.

Desde 1977 atuando na SSVP, Rafael explica que sua relação com o Boletim começou nos anos 2000, quando viu pela primeira vez a edição com a logomarca da bandeira. “Aquilo me encantou. Desde então, passei a assinar e a esperar ansiosamente cada número. Quando encontro o Boletim na caixa do correio, fico feliz como uma criança”, brinca.

Em folhas de papel, ele anota trechos inspiradores, que depois compartilha em e-mails e no grupo de WhatsApp “SSVP: Recordar faz bem”, criado durante a pandemia. “Nem todos têm tempo para ler, então, como estou aposentado, faço esse trabalho com carinho. O Boletim nos ensina a ser vicentinos melhores”, resume.

Para ele, o sonho é ver a revista chegar a todos os cantos do país. “O Boletim Brasileiro, a Regra e os livros do Ano Temático são os livros de cabeceira de todo vicentino”, afirma, emocionado.

José Henrique Biondi: o Boletim como retrato de caridade

De São Carlos (SP), o confrade José Henrique Biondi define o Boletim Brasileiro em uma frase: “Retrato de Caridade.” Presidente da Conferência São Bento, ele conta que fica ansioso a cada nova edição, seja impressa ou digital.

“Gosto demais da Mensagem do Presidente, das novidades da Loja Oficial e das fotos do Panorama Nacional. Saber como os vicentinos do meu país estão atuando me inspira a segui-los e me deixa cada vez mais espiritualizado”, afirma.

Para José Henrique, a revista cumpre um papel essencial ao registrar a história e as ações da SSVP. “Retratar as ações vicentinas nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir os exemplos de Ozanam, inspirados em São Vicente. A santidade é uma busca possível de se conquistar”, conclui.

Márcia Regina Chanchetti: o Boletim como instrumento de formação e evangelização


Com 22 anos de caminhada vicentina, Márcia Regina Chanchetti, da Conferência Imaculado Coração de Maria (Limeira/SP), também é uma leitora entusiasmada do Boletim Brasileiro. Coordenadora da ECAFO e presidente da Obra Unida Lar dos Velhinhos de Americana, ela afirma que a revista é uma fonte constante de formação e inspiração.

“Quando recebo a revista na reunião do Conselho Central, fico ansiosa para ver o conteúdo, porque são artigos que me enriquecem no conhecimento e na vida espiritual. Ela me ajuda a crescer como vicentina e a aumentar meu amor pela SSVP”, relata.

Durante seu mandato como presidente do Conselho Central de Limeira, Márcia utilizou diversos artigos do Boletim nas formações da ECAFO e nas reuniões espirituais. Chegou, inclusive, a levar exemplares para os funcionários do Lar dos Velhinhos, incentivando-os a conhecer o carisma vicentino.

“Acredito tanto na importância da revista que fiz a assinatura do Conselho Central para todos os presidentes de CPs e Obras Unidas. O Boletim é essencial para divulgar a SSVP e aproximar mais pessoas desse amor pelo serviço aos pobres”, afirma.

147 anos de amor e inspiração

Histórias como as de Rafael, José Henrique e Márcia mostram que o Boletim Brasileiro é muito mais do que uma publicação, é um instrumento vivo de formação, comunhão e espiritualidade. Em suas páginas, estão registradas as ações que constroem a história da SSVP no Brasil, o testemunho de fé e o compromisso com a caridade que une gerações de vicentinos.

E neste mês de celebração dos 147 anos do Boletim Brasileiro, a SSVP Brasil preparou uma surpresa especial: quem assinar a revista neste mês ganha um brinde exclusivo!

Acesse ssvpbrasil.org.br/boletim-brasileiro e garanta a sua assinatura para continuar alimentando a paixão vicentina que move o Brasil!

Comente sobre o texto

Textos recentes