Os interessados em participar da 1ª Conferência Livre Nacional da SSVP Brasil sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social têm até este sábado, dia 9, para fazer sua inscrição gratuita, por meio do link https://forms.gle/n6ngbk5bWxedr4c97. O evento acontece no dia 27 de agosto, das 13h às 18h, de forma totalmente virtual, com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação.”
As Conferências Livres acontecem no Brasil inteiro e são estratégias de participação que estimulam e ampliam a construção de espaços de discussão em que os diversos setores da sociedade brasileira possam se expressar e aprofundar o debate, contribuindo para a formulação e a construção de políticas públicas para as pessoas idosas. Contudo, elas precisam ser aprovadas pela Subcomissão das Conferências Livres Nacionais, vinculada à Comissão Organizadora Nacional. “Nós fomos uma das 22 Conferências Livres aprovadas! Essa será a primeira de muitas. Entendemos a necessidade da SSVP estar neste debate e realizar a nossa 1ª Conferência pela importância de ajudar na construção de políticas púbicas voltadas principalmente às pessoas idosas mais vulneráveis, uma vez que elas poderão impactar diretamente na vida dos nossos assistidos e daqueles que estão acolhidos em nossos lares.”, conta Ana Paula Moura de Melo Silva, presidente da Comissão Organizadora da Conferência da SSVP e membro do Denor do CNB.
A 1ª Conferência Livre Nacional da SSVP Brasil sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social tem como objetivos promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer dignamente; identificar os desafios do envelhecimento plural no país, considerando os instrumentos legais e as práticas institucionais vigentes, com vistas à promoção e à defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e proteção dos direitos e da cidadania de pessoa idosa, com base na articulação interfederativa. (Confira o edital, clicando aqui)
Devem participar da Conferência dirigentes, assistentes sociais, trabalhadores de todas as Obras Unidas do segmento Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), pessoas idosas acolhidas nos lares da SSVP, bem como todos os vicentinos, em especial as lideranças que atuam junto a essas Obras, notadamente os dirigentes de Conselhos Centrais e Metropolitanos, e diretorias da SSVP. “Vamos fazer a Conferência das 13 às 18 horas, de maneira virtual, para que todos possam participar, uma vez que serão debatidos assuntos importantes e que poderão impactar em melhorias, tanto para os acolhidos nos lares vicentinos, quanto para as pessoas idosas assistidas por nossas Conferências.”, define Ana Paula.
A organizadora ressalta a importância da participação vicentina nesta 1ª Conferência da SSVP. “Os resultados da nossa Conferência serão encaminhados ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de contribuir para a formulação de propostas a serem debatidas e deliberadas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá de 16 a 18 de dezembro em Brasília. Além disso, das 22 Conferências Livres que acontecerão no país sairão até 58 delegados que terão direito a voto na Etapa Nacional, e nós vamos brigar para sermos pelo menos um desses delegados”, explica Ana Paula.




