Conselho Geral Internacional celebra 186 anos de história, unidade e serviço à SSVP
Leituras Espirituais » Noticias Nacional » Conselho Geral Internacional celebra 186 anos de história, unidade e serviço à SSVP

Conselho Geral Internacional celebra 186 anos de história, unidade e serviço à SSVP

Neste 21 de julho de 2025, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra com alegria os 186 anos de fundação do Conselho Geral Internacional (CGI), estrutura máxima da SSVP responsável por zelar pela fidelidade à Regra em todos os países onde a instituição está presente. O CGI é também o elo de unidade que liga as Conferências vicentinas espalhadas pelos cinco continentes, assegurando que todas atuem com base no mesmo carisma, missão e valores.

O Presidente-geral do CGI, confrade Juan Manuel Buergo, compartilhou uma mensagem especial para esta data histórica: “no dia 21 de julho de 2025, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra o 186º aniversário de fundação do Conselho Geral Internacional (CGI), órgão responsável por zelar pela observância da Regra em todos os países e manter a unidade em nossa Instituição.

Nossos fundadores, em 14 de julho de 1839, aprovaram a reorganização da SSVP com a consequente criação do Conselho Geral, cuja decisão foi ratificada em uma Assembleia Geral em 21 de julho de 1839.

Rezemos pela Mesa Diretora Internacional, por suas intenções, por todos os confrades e consócias que prestam ou já prestaram algum tipo de serviço na Estrutura Internacional. Reconhecemos, nesta data, não apenas os sete fundadores, mas também os primeiros membros e todos aqueles que serviram ao Conselho Geral nesses 186 anos, especialmente os que já estão na Casa do Pai.”

Um marco na história vicentina

A criação do CGI foi um marco fundamental na organização da Sociedade de São Vicente de Paulo. Fundado oficialmente em 21 de julho de 1839, o Conselho surgiu da necessidade de estruturar a SSVP globalmente e garantir que as Conferências — já em rápida expansão — permanecessem unidas pelo mesmo espírito de serviço aos Pobres e fidelidade aos ensinamentos vicentinos.

Desde então, o CGI tem a missão de orientar a atuação vicentina no mundo, aprovar estatutos nacionais, agregar Conferências e instituir Conselhos, além de promover formações, solidariedade internacional, ações sociais e comunhão espiritual entre os vicentinos.

O Brasil no coração do CGI

Uma curiosidade que merece destaque é o fato de o Brasil já ter tido um confrade à frente do CGI. O confrade Renato Lima de Oliveira ocupou o cargo de 16º Presidente-geral Internacional entre 2016 e 2023, sendo o primeiro brasileiro a assumir essa função em quase dois séculos de história. Durante seu mandato, a presença do Brasil na esfera internacional da SSVP foi fortemente reconhecida e valorizada.

Uma rede global a serviço dos mais pobres

Com sede em Paris, o CGI atua como guardião da unidade vicentina, incentivando a partilha de experiências, o apoio mútuo entre países, a formação de lideranças e a fidelidade ao carisma dos sete fundadores da primeira Conferência. Atualmente, a SSVP está presente em mais de 150 países, com milhões de membros e voluntários servindo diariamente aos que mais precisam.

Categorias

Textos recentes