O Conselho Nacional do Brasil (CNB) realizará, no dia 6 de setembro, a Assembleia Geral Extraordinária para eleger seu novo presidente e os membros do Conselho Fiscal para o mandato 2026-2030.
A votação acontecerá na sede do CNB, no Rio de Janeiro, com primeira convocação às 8h30 e a necessidade da presença da totalidade dos associados com direito a voto. Não havendo quórum, haverá segunda convocação às 9 horas, com qualquer número de eleitores.
O voto é pessoal e unitário, mesmo que o associado ocupe mais de um cargo diretivo, e pode ser feito presencialmente ou por correspondência, desde que sigiloso e entregue à Comissão de Apuração antes do encerramento da votação.
A eleição e em turno único. Hoje existem 31 Conselhos Metropolitanos e um está com intervenção, então, seguindo a Regra, 30 são aptos a votar. Da diretoria do Conselho Nacional votarão 29 pessoas, uma vez que a Regra determina que o número de votantes do CNB é sempre um a menos do que o número de Presidentes de Conselhos Metropolitanos
O novo Presidente do CNB já será conhecido no dia da eleição, pois a apuração acontece logo em seguida e é feita por uma comissão composta especialmente para o ato.
O pleito será decidido por maioria simples. Em caso de empate, será eleito o candidato com mais tempo de atividade vicentina; persistindo o empate, vencerá o mais idoso.
Candidatos à Presidência:
– Elisabete Maria Castro (CM de Juiz de Fora)
– José Carlos Alves de Souza Avelar (CM de Contagem)
– Marcos Flavio Ribeiro (CM de Jundiaí)
Candidatos ao Conselho Fiscal:
– Édson Vasse Carneiro (CM de Bauru)
– Elton José de Souza Costa (CM de Cambé)
– José Eudes Silva dos Santos (CM de Maceió)
– Luz Antônio Dalmagro (CM de Curitiba e Porto Alegre)
– Paulo Antônio Borghi (CM de Curitiba e Porto Alegre)
– Salvino Benedito Campos (CM de São José do Rio Preto)
– Sandro Roberto Poleto (CM de São José do Rio Preto)
– Valter Antônio de Araújo (CM de Contagem)
A Comissão de Apuração será composta por Rodrigo Mendes de Morais Souza, Inês Regina Vieira e Priscilla de Souza Gomes do Nascimento, como titulares, e Daniel Madeiros de Souza, Ana Paula Rangel Ribeiro e Cassandra Pinheiro Ferreira da Silva, como suplentes.



