Encontro Nacional de Assessores Espirituais fortalece missão e comunhão vicentina
Leituras Espirituais » Noticias Nacional » Encontro Nacional de Assessores Espirituais fortalece missão e comunhão vicentina

Encontro Nacional de Assessores Espirituais fortalece missão e comunhão vicentina

Entre os dias 26 e 28 de agosto de 2025, cerca de 30 assessores espirituais da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) se reuniram no Recanto Coqueiro D’água, em Santa Luzia/MG, para o Encontro Nacional de Assessores Espirituais. O evento teve como tema “Peregrinos, porque chamados: a vocação vicentina como resposta aos sinais dos tempos.”

Coordenado pelo Pe. Allan Júnio Ferreira, CM, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), o encontro foi marcado por momentos de oração, palestras e intensa fraternidade entre os participantes.

Formação e desafios da missão vicentina

Um dos destaques foi a palestra do Pe. Tito, Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV), que refletiu sobre o papel dos assessores espirituais diante dos desafios contemporâneos. Ele ressaltou a necessidade de saber “ler os sinais dos tempos”, em sintonia com a Igreja e em comunhão com a missão vicentina.

Além disso, o encontro proporcionou espaço para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, especialmente para os assessores que iniciam agora sua caminhada nos conselhos centrais e metropolitanos.

Comunhão e partilha

Para o Pe. Allan a experiência foi de grande riqueza espiritual e pastoral: “o Encontro Nacional de Assessores Espirituais foi um momento importante de comunhão, partilha e conhecimento. Muitas vezes não temos tempo de nos encontrar e partilhar a vida e a caminhada, e esse encontro proporcionou isso. Também foi importante para que os assessores espirituais que estão chegando em nossos conselhos centrais e metropolitanos tirassem suas dúvidas quanto à estrutura e o funcionamento da SSVP, bem como sua organização e hierarquia. Muitas foram as dúvidas respondidas pelos nossos palestrantes, aos quais agradeço em nome de toda coordenação. Foi um encontro proveitoso e o sentimento que ficou em todos é da importância da formação para os novos assessores e mais espaços como esse de convivência e espiritualidade.”

Fortalecimento da missão

O clima de fraternidade e espiritualidade vivido em Santa Luzia reforçou a importância do papel dos assessores espirituais dentro da SSVP, confirmando a necessidade de encontros periódicos de formação e convivência. A partilha realizada ao longo dos três dias deixou claro que a missão vicentina se fortalece na união, na escuta e na resposta aos desafios dos tempos atuais.

Textos recentes